SIMDE participa do II Seminário de Financiamentos e Seguros para a BIDS na FIESP
- Luca Henrique
- há 5 minutos
- 3 min de leitura

Nos dias 7 e 8 de outubro, a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) recebeu o II Seminário de Financiamentos, Investimentos, Seguros e Garantias à Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). Promovido pelo Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da federação, em parceria com a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa, o evento reuniu autoridades civis e militares, representantes de instituições financeiras e empresários do setor, com o objetivo de discutir soluções para ampliar a competitividade da indústria de defesa nacional
O Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) esteve representado por Christian Callas, Vice-Presidente da entidade e Diretor Adjunto do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da FIESP, e pelo Vice-Almirante Edésio Teixeira Lima Junior, Vice-Presidente Executivo do SIMDE, que compuseram a mesa diretora de abertura do seminário ao lado do Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, Chefe da Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo; do Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, Secretário de Produtos de Defesa; e do Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Sergio Roberto de Almeida, Presidente da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. (ALADA).
No primeiro dia, o Vice-Almirante Edésio atuou como moderador do painel “Seguros e Garantias para a BIDS”, que reuniu especialistas da ABGF, FENSEG e Chubb do Brasil para debater instrumentos voltados à mitigação de riscos e à ampliação do acesso das empresas a garantias financeiras. O debate destacou a importância de mecanismos mais flexíveis e integrados, capazes de atender às especificidades do setor de defesa.
Na sequência, o Vice-Presidente do SIMDE, Christian Callas, coordenou o painel “Apoio aos Processos de Exportação da BIDS”, que tratou de estratégias de internacionalização e dos instrumentos disponíveis para fomentar as exportações de produtos e serviços de defesa. O painel contou com representantes do BNDES, MDIC e Banco Santander, e apresentou propostas voltadas ao fortalecimento da presença da indústria brasileira em mercados estratégicos
Ao longo da programação, outros painéis abordaram temas como financiamento, fomento, governança e inovação, com apresentações de representantes do SENAI-SP, SEBRAE-SP, FINEP e ABDI. O seminário também contou com uma rodada de relacionamentos, que reuniu empresas da Base Industrial de Defesa e instituições financeiras em reuniões bilaterais voltadas à geração de parcerias e novos negócios.
O SIMDE também contou com a representação do Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati, Vice-Presidente de Relações Institucionais do sindicato, que acompanhou as discussões ao longo do seminário. Além do Ministério da Defesa e da FIESP, o evento reuniu instituições como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI/SP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SP), entre outras entidades públicas e privadas vinculadas aos setores de defesa, tecnologia e investimentos.

Comentários